Liturgia: Canto e música no processo evangelizador Ver maior

Liturgia: Canto e música no processo evangelizador

Novo produto

 O LIVRO Este livro tem a sua própria história. Nasceu nas Missões Populares Vicentinas, na Diocese de Luz, onde trabalho há seis anos, juntamente com a Equipe Missionária: Pe. Rafael, Irmãs: Augusta, Isabel e Geny.

Mais detalhes

1000 Itens

R$ 50,00

Mais informação

1. O LIVRO Este livro tem a sua própria história. Nasceu nas Missões Populares Vicentinas, na Diocese de Luz, onde trabalho há seis anos, juntamente com a Equipe Missionária: Pe. Rafael, Irmãs: Augusta, Isabel e Geny.

t fruto de um trabalho direto com o povo através de reu- niões com vários grupos de reflexão. Nasceu da experiência compartilhada de reuniões de fam1'1ia, que fazem da missa, a ce- lebração litúrgica, o polo de referência de suas vidas.

Em cada reunião, seguiu-se o roteiro seguinte: a) O ponto de partida ,foi sempre uma parábola: seja esta um fato da vida ou uma história tirada do quotidiano ou de um trecho da Blblia.

b) Esta parábola é confrontada com um estudo detalhado sobre a missa, analisando-a e aprofundando-a parte por parte.

c) Segue-se um teste com dez perguntas em cada capítulo para serem discutidas em grupo.

2. A PREOCUPAÇÃO E O INTERESSE DO LIVRO

A preocupação de onde nasceu o livro e que agora pervade todo o trabalho é sempre pastoral. Este livro não se situa somente a uma pesquisa sobre a missa, mas também na sua aplicação prática sobre a nossa vida.

O interesse que nos levou a escrever este livro foi prestar uma ajuda:

a) As pessoas que não tiveram grandes chances para estudar nos livros dos Institutos teológicos ou das universidades, mas que são doutores de vivência.

b) As pessoas que não entendem muito daquilo que falam os cultos, contudo guardam o que aprendem e passam adiante.

c) As pessoas que não possuem biblioteca em casa, entre- tanto, folheiam diariamente o Livro da Família: a experiência acumulada dos anos.

d) As pessoas que não sabem expor as verdades da religião com fluidez, todavia acreditam profundamente e amam de coração as coisas de Deus.

3. A FINALIDADE DO LIVRO

A finalidade deste livro não foi :

a) Fazer mais um livro sobre a missa, pois já temos muitos. A literatura sobre a missa já é vasta. O que pretende este livro é ser um guia de leitura simples e fácil que possa abrir caminho para o leitor entender melhor o grande significado da missa.

b) Não foi feito este livro para explicar verdades, mas acender uma luzinha nos olhos do leitor, para melhor entender a missa tal qual é na pureza de sua origem e na beleza de seus mistérios.

c) Não foi feito este livro somente para mostrar o que o leitor deve fazer, mas indicar- Ihe de modo novo e convincente o que a celebração eucarística pode significar para o cristão de hoje, e como se torna um acontecimento modelador de nossa vida.

d) Não foi feito este livro somente para expor o desenrolar da celebração eucarística, mas explicar e aprofundar a sua estrutura e seus textos tudo isto sempre acompanhado de estímulos à reflexão, à meditação e à oração pessoal.

e) Finalmente, o objetivo maior é mostrar a missa como um elemento vital para o cristão e oferecer-lhe subsídio para uma participação viva em sua celebração.

Para atingir estes objetivos é que o livro foi escrito. Ele se compõe de muitas palavras, de muitas frases, muitas histórias, muitos parágrafos e muitos capítulos.

Na leitura deste livro muita gente se reconhecerá. A semelhança não é pura coincidência. A composição da música se deve a muitas mãos. Pensamentos de autores diferentes, que fizeram do seu saber um patrimônio da humanidade. Fatos observa- dos pessoalmente ou convividos pela experiência de outros. Reflexões surgidas em grupo no confronto semanal com o evangelho. Não me sinto autor, coligi o que o Espírito Santo soprou através de múltiplos canais. A palavra é dele, no sotaque e ritmo de gente. 

Avaliações

Sem avaliações neste momento.

Escrever uma avaliação

Liturgia: Canto e música no processo evangelizador

Liturgia: Canto e música no processo evangelizador

 O LIVRO Este livro tem a sua própria história. Nasceu nas Missões Populares Vicentinas, na Diocese de Luz, onde trabalho há seis anos, juntamente com a Equipe Missionária: Pe. Rafael, Irmãs: Augusta, Isabel e Geny.